Mercados e Fibonacci: A Origem

A origem da aplicação de níveis de Fibonacci sobre a ação dos preços remonta à um passado distante na história do mercados. Antigos Pit Traders da bolsa de commodities de Chicago notaram os preços reagiam depois de recuar à uma região correspondente a 50% e 62%  das cotações máxima e mínima de determinado período, retomando a direção inicial prévia.
Chicago Board of Trades - 1900
Passaram a colocar  ordens de compra e venda nesse intervalo que ficou conhecido como AMBUSH ZONE. Essa pratica, executada de forma massiva, contribuiu para a difusão de um modelo de trade que ficou conhecido como AMBUSH TRADE, e é a primeira referencia da aplicação de um modelo de negociação baseado na observação de níveis percentuais (relativos) com potencial para provocar uma reação (inflexão) nos preços!

Baseado nesse principio, alguns autores passaram a estudar a movimentação dos gráficos de preços (e não só aspectos fundamentalistas) e logo constataram a estreita relação do comportamento das cotações com razões (ratios) matemáticas.

Autores como W.D.Gann e R.N.Elliott contribuíram decisivamente para o estudo e análise do comportamento dos preços vistos sob a forma, aplicando razões de medidas derivadas da GEOMETRIA, como Razão Áurea e a Proporção Áurea, que derivam da conhecida sequência numérica elaborada por Leonardo Fibonacci.

Apenas para efeito de informação, a razão de expansão dos mercados (limites negociais) se dá á uma taxa de 1,618 e suas derivadas. A razão de contração, se dá pelo seu oposto matemático: 0,618 e seus derivados. Phi e phi. Aí está.

É sabido que os mercados obedecem relações de FIBONACCI ao movimentarem-se em tendências ou correções. Sejam commodities, contratos ou ações, em qualquer lugar do mundo e em qualquer periodicidade gráfica.

O uso de Fibonacci  como ferramenta de auxilio na negociação dos mercados se dá por uma razão absolutamente específica: A inferência de NÍVEIS com alta probabilidade de atuarem como SUPORTES & RESISTÊNCIAS, e/ou REGIÕES de prováveis ALVOS para os ZIG ZAGs direcionais de preço.

Como ferramenta, não encerra -  em hipótese nenhuma -  tudo quanto você precisa saber para atuar nos mercados. É apenas uma ferramenta. Você precisa dedicar-se a entender a dinâmica que rege o comportamento dos preços, e então usar a ferramenta de Fibonacci a favor de seu melhor interesse: "Negociar" Lucrativamente, de modo recorrente.

Se você se interessa por este tipo de abordagem, acompanhe este BLOG e inscreva-se para receber atualizações

Um abraço e obrigado por sua visita.










Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, critique, exponha seu ponto de vista e tire suas dúvidas!